Fernando Cândido (idealizador do projeto) com as professoras da Escola Inês Dias da Silva.

Sobre

O projeto Fachada Catalana tem como objetivo circular entre alunos, professores e sociedade em geral, através de fotografias selecionadas, criando ou reforçando a memória afetiva da comunidade para locais tão cheios de histórias, propondo um olhar mais aguçado do cotidiano das ruas/fachadas.


As imagens selecionadas comporam uma exposição que percorreu locais públicos e escolas municipais, além da presente exposição virtual.


Seja em prédios públicos, como a agência dos Correios ou o Museu Ferroviário, seja em casas populares do bairro Pio Gomes, ou no querido estádio do Crac, toda a paisagem da cidade serve de pretexto para o olhar do fotógrafo e escritor Fernando Cândido.


A interferência digital na imagem, substituindo toda a poluição visual que integra a paisagem urbana por fundos coloridos, destaca totalmente a “cara” da edificação, tornando-a o centro gravitacional do olhar do expectador.


Acreditamos que, por meio da fotografia e suas múltiplas possibilidades de leitura, cada expectador poderá reforçar seu conhecimento histórico e afetivo da cidade em que reside.